Feltro - De onde veio e para onde vai.

A arte de fazer feltro teve origem na Ásia. Resquícios de feltro foram encontrados na República de Altai… Rússia. Ele é o mais antigo “não tecido” que se tem registro. Apesar deste achado datar de 600 a.C. cientistas afirmam que os homens já conheciam a fabricação de feltro há muito mais tempo do que isso.

Diz a lenda que na Arca de Noé, por causa das altas temperaturas, as ovelhas perdiam muito rápido sua lã. Juntava-se aos tufos do chão a urina, a pateada dos animais e lá estava formado um grosso tapete de feltro no chão da arca, que aquecia e protegia da umidade.

O feltro, diferente dos processos de urdidura (tecido plano) ou entrelaçamento (malha) é feito por aglomeração.  O tecido é formado através de agulhas que entrelaçam os tufos de lã de maneira irregular ou pela fricção de lubrificantes como água e sabão normalmente feito com azeite puro.

O feltro é um material natural (lã) utilizado no artesanato, na moda e na área industrial. Isolador que funciona como regulador de umidade, repelente a água, abafador do som e de luz ou seja, é um material bastante versátil.