Banco de Tecido Apresenta: Velha Guarda Dândis

A Velha Guarda Dândis nasceu em abril de 2014, do sonho de jovens empreendedores da periferia de São Paulo. Mais do que uma marca, a idéia sempre foi oferecer um novo estilo de vida, inspirado nas tendências de antigamente e motivado pela ausência de acessórios vintage diferenciados no mercado. O nome foi escolhido de forma a homenagear tanto os integrantes da Velha Guarda do Samba, sua irreverência e forma de vestir - que abusava dos ternos, gravatas-borbolerta e chapéus, sempre carregados de atitude -, quanto o Dandismo, movimento que revolucionou a forma do homem se vestir no final século XVIII.

O trabalho nasceu com a confecção das gravatas-borboleta, feitas de maneira rustica. Hoje, sua confecção foi encorpada, passou a utilizar tecidos mais nobres, acompanhados de acabamento e apresentação final mais sofisticados. Outros produtos, como camisas e suspensórios, começaram a ser desenvolvidos e o próximo passo será a confecção sob medida de ternos, blazers, calças e camisas de acordo com os padrões de alfaiataria clássica.

O processo de criação da VG Dândis não é linear. Apesar de estarem atentos as referências de moda, o foco da marca está no bem estar das pessoas, em desenvolver produtos que atendam as suas necessidades ou que sejam feitos especialmente para elas. Neste processo, a inspiração vem de todos os lugares: das referências vintage, retrô e contemporâneas, da música, da dança, das artes, da arquitetura e até mesmo da gastronomia, que tem se mostrado uma saborosa fonte de inspiração! A marca é a síntese de tudo o que seus criadores são!

Foi durante a pesquisa por novas estampas e por um sistema produtivo cada vez mais alinhado com os conceitos de sustentabilidade, responsabilidade social e econômica criativa que os Dândis encontraram o Banco. Bastou um contato para entender como o trabalho do Banco funcionava que eles ficaram apaixonados! Segundo o Gerson, um dos sócios da marca, “foi como juntar a fome com a vontade de comer”, pois antes mesmo de conhecerem o Banco, eles estavam desevolvendo a Linha Old New (Novo Velho), onde a idéia era reaproveitar peças e tecidos já esquecidos na confecção de artigos com novos ajustes, modelagens, cores e maior caráter de exclusividade.

 

Texto por Gerson Cass | Banco de Tecido

Facebook: https://www.facebook.com/vgdandis

Instagram: @vgdandis