Banco de Tecido apresenta: AGAMA

A Agama é uma micro empresa que cria e confecciona bolsas e acessórios com tecidos de reuso e embalagem longa vida. Sabia que todas as peças produzidas são verdadeiramente exclusivas e únicas? Nascida em agosto de 2014, a marca surgiu da decisão feita pela Adriana de finalmente trabalhar com o que lhe deixasse feliz! Quando era criança, brincava com os retalhos de moletom que sobravam das costuras de sua mãe e, aos 15 anos pediu de presente sua primeira máquina de costura para o pai. Não é surpresa nenhuma que Adriana tenha sido autodidata na costura, assim mesmo decidiu se aperfeiçoar em um curso para iniciantes junto com uma amiga, onde conheceu pessoas que colaboraram muito para suas decisões futuras.

Apesar de ter sempre presente a vontade de criar o próprio negócio, foi depois de assistir uma palestra sobre foco que ela começou a se perceber melhor e reconhecer a sua paixão por bolsas. Pouco tempo após assistir a palestra, ao sair do hotel onde trabalhava, viu uma moça jogando fora muitos sacos de lixo cheios de tecido, parou para conversar e questionou o motivo de jogá-los fora. A moça era representante de vendas da industria têxtil e estava descartando as amostras de tecido que não lhe seriam mais úteis para o trabalho. Eram tecidos bons e bonitos que apareceram em um momento muito oportuno na vida da Adriana! E vejam que incrível, a partir deste dia a representante passou a doar todas as amostras de tecido que já não lhe serviam para a Adriana, se tornando uma das principais fornecedoras da Agama!

O contato com o Banco veio através da Flavia, da Costuritcha, que fez checkin nas redes dela e aguçou a curiosidade da Adriana! Apesar de receber muitos tipos de tecidos, alguns deles não servem para produzir bolsas, quando conheci o Banco achei a ideia genial por vários motivos, principalmente porque acredito que cada tecido tem uma vida, uma historia e acho triste ter que acabar com a vida deles jogando no lixo, conta. Conversei muito com a Lu na primeira vez que fui lá, trocamos muitas ideias, me inspiro e indico sempre o Banco de Tecido.

Aos poucos ela foi percebendo a Agama, não apenas como uma empresa para confecção de bolsas, mas como uma forma de ajudar as pessoas e o meio ambiente. Com isso em mente, se aprofundou em cursos, como o Hora de Brilhar, projeto entre a Unilever e Aliança Empreendedora onde, entre 1000 inscritas, foi uma das 10 empresas selecionadas para receber uma mentoria sobre empreendedorismo. Mais tarde, entre 70 inscritas, foi uma das 5 historias de mulheres empreendedoras a ser selecionada para participar do primeiro encontro de mentorias do Mode.fica (site que aborda temas de moda sustentável), além de ser selecionada para participar da aceleradora conduzida pela Escola de Negócios do SEBRAE, no segmento voltado para a moda.

Hoje, pesquisa e se preocupa constantemente com as possíveis formas de reduzir ainda mais seu impacto no meio ambiente. Em media, 90% dos descartes da confecção das peças são destinadas corretamente, seja para cooperativas de reciclagem de embalagem longa vida, seja com a doação dos tecidos para o Projeto Arrastão em parceria com o Banco de Tecido.

Além das confecções, a Adriana trabalha como voluntária dando aulas de técnicas artesanais utilizando material reciclável e explicando como descartar os resíduos para mulheres da comunidade onde atua, buscando incentivar o empoderamento feminino e liberdade financeira destas mulheres.

A Agama existe para ajudar pessoas e natureza, entregando beleza e exclusividade através de bolsas e acessórios ecológicos, sempre cooperando de forma responsável com a sobrevivência do meio ambiente!

Por Adriana Costa e Banco de Tecido

Facebook - https://www.facebook.com/Agama.loja/

Instagram - @agama.loja

------------------------------------------------------

Quer conhecer um pouco mais sobre a Agama? Dá uma olhada nessas matérias!

http://planofeminino.com.br/conheca-as-finalistas-do-projeto-hora-de-brilhar-parceria-de-brilhante-unilever-e-alianca-empreendedora/

http://blog.elo7.com.br/negocio-criativo/criacao-de-objetos-com-reaproveitamento-em-foco.html