Banco de Tecido apresenta: LUSCO FUSCO

Foi do desejo de gerar mudanças positivas na comunidade usando a moda como instrumento de conscientização e transformação social que a Lusco Fusco nasceu, em 2013 no Rio de Janeiro. A marca carrega no dna a vontade latente da sua criadora, a Débora, de transformar o mundo num lugar melhor, onde a preservação do planeta, a extensão do ciclo de vida dos tecidos e a valorização dos trabalhadores envolvidos são pontos essenciais para que seus clientes se vistam de forma ética, autêntica e sustentável

As peças da Lusco Fusco são produzidas a partir dos retalhos que sobram nas confecções: tanto tecidos que sobram do corte, como finais de rolos que ficaram quase uma eternidade nos estoques! São utilizados os materiais que acabariam indo para o lixo ou ficariam esquecidos até estragar.

Trabalhando com slow fashion, a marca produz em pequena escala, com mão-de-obra local e misturando diferentes técnicas, como crochê e serigrafia. E olhem que bacana: além de tudo isso eles têm uma linha especial de peças, chamada #palavralivre, onde parte do valor arrecadado com as vendas é doado para projetos sociais que busquem diminuir as desigualdades sociais! <3

O Banco de Tecido surgiu na vida deles por indicação de uma amiga da Débora, que, percebendo a semelhança entre o nosso propósito e o da marca, fez as devidas apresentações. Segundo a Débora, "para a Lusco Fusco é fantástico ter acesso ao Banco, porque além de comprar tecidos para comporem as peças - já que muitas vezes recebemos retalhos muito pequenos das confecções - ainda podemos depositar tecidos que não são utilizados no ateliê, fazendo a roda girar!"

Ela também nos contou que "trabalhar com upcycling e dar vida nova à tecidos que seriam descartados é uma experiência incrível!" Afinal, as peças produzidas são exclusivas, com design autoral, diminuem os resíduos que são produzidos, poluem menos o ambiente com corantes e similares, otimizam o uso de água e energia, melhor aproveitam os recursos naturais, geram trabalho e renda para a comunidade e ainda ajudam a resolver um dos grandes problemas da indústria têxtil, que é o desperdício. Resumindo: é MUITO amor envolvido!

Pra você que ficou com vontade de conhecer um pouco mais do trabalho da Lusco Fusco, aqui tem dois vídeos super bacanas da marca:

https://www.youtube.com/watch?v=1eKoRjPrH8U

https://www.youtube.com/watch?v=m2Fl7qeoRgY

Site: www.lojaluscofusco.com.br

Texto por Banco de Tecido e Débora Schmidt Nardello