blue-pattern-texture-macro.jpg

Sobre

Acreditamos que estender o ciclo de vida dos materiais é essencial para o mundo de hoje.

 

O Banco de Tecido é um lugar onde todas as pessoas podem depositar seus tecidos. Sobras de suas criações que ganham a chance de serem usadas em novamente. E com isso colaboramos para uma cadeia de produção mais sustentável. Recolocamos no mercado aqueles tecidos que estavam sem uso em prateleiras ou estoques. Damos vida nova aos tecidos que estavam esquecidos no fundo das gavetas. Liberamos espaços, usamos melhor o que já existe no mundo, afinal a matéria prima mais sustentável é aquela que jea existe. Com o aumento da vida útil do tecido, diminuímos o consumo dos recursos naturais do planeta.

Oferecemos uma solução criativa para quem está buscando se adequar à Política Nacional Brasileira de Resíduos Sólidos.

O Banco de Tecido é um sistema inclusivo e circular que transforma atores da cadeia têxtil em usuários ativos. Interconectados, todos eles impulsionam um ciclo sustentável, com reflexos sociais, econômicos e ambientais.

Além de funcionar como uma loja, o Banco é também um local de encontro, onde as pessoas podem trocar conhecimento sobre tecidos e seus usos. Venha nos visitar!

 
 
 

Os tecidos são nosso produto e também nossa moeda corrente.

Você pode depositar seus tecidos, sacar outros em troca ou comprar a quantidade que você precisa. Além do preço, a vantagem é que o acervo conta com tecidos exclusivos e antigos, que não podem ser encontrados no comércio tradicional.

3592216753_28a2e277e8_o.jpg

Como funciona

 
BDT COMO FUNCIONA (2).jpg

Uma solução criativa para cuidar das sobras textêis…. antes que elas virem resíduos.

 
 

Toneladas de tecidos são descartadas anualmente ao redor do mundo.

São erros de produção, sobras e estoques que acabam virando lixo e contaminando o meio ambiente. 10% de toda produção têxtil vira descarte. Essa sobra fica armazenada por anos em estoques ou vai parar no aterro sanitário. O problema se agrava porque 70% do material produzido no mundo é composto de fibras sintéticas e leva dezenas de anos para se decompor.

O panorama do reaproveitamento e reciclagem de resíduo têxtil é restrito, por conta de uma série de dificuldades em realizar este processo. Sendo assim, o descarte ainda é a preferência de muitos para lidar com as sobras. Porém uma grande parte do que é descartado pode ter uma sobrevida.

Trabalhamos para aumentar a vida útil de tecidos ainda bons que virariam resíduos.

Os resíduos sólidos (lixo ?!) que produzimos são uma questão ambiental e portanto, responsabilidade de todos. Não só dos fabricantes, mas também dos importadores, distribuidores, comerciantes e do consumidor. Junto com quem está preocupado em lidar com seus resíduos de forma consciente, encontramos soluções criativas para cada caso. Se você quer ser nosso parceiro, precisa de ajuda para gerir suas sobras têxteis e/ou tem material para doar entre em contato conosco!

De onde surgiu essa ideia.

O Banco de Tecido nasceu quando a cenógrafa e figurinista Lu Bueno constatou que possuía cerca de 800 quilos de tecidos de cores, padronagens e tamanhos variados, acumulados após 20 anos de trabalho no cinema, teatro e televisão. Buscando uma forma de lidar com esse estoque, ela encontrou com o Banco de Tecido uma solução para reaproveitar o que estava parado. O escritório e estoque principal do Banco, hoje em dia, está sob os seus cuidados. Fica localizado no mesmo espaço onde ela desenvolve seus projetos paralelos ao Banco de Tecido, como espetáculos de teatro e outras produções.