COMPRE DO PEQUENO

Compre do Pequeno e ajude a economia local!


Durante a pandemia do coronavírus, a circulação de pessoas ficou bem restrita. Como sabemos, medidas de controle das atividades comerciais foram adotadas, dando prioridade à abertura de serviços essenciais, como farmácia e alimentação. Assim, muitas empresas tiveram de permanecer de portas fechadas e muitas pessoas tiveram de mudar seu regime de trabalho ou até mesmo abandonar seus empregos. Só aqui no Banco de Tecido tivemos que nos readaptar umas três vezes.

Entretanto, esse cenário também incentivou muitas pessoas a abrir o próprio negócio ou a oferecer serviços em suas regiões, podendo assim trabalhar sem se deslocar muito e também garantir ou complementar suas rendas. Isso fez com que os pequenos produtores e comerciantes ganhassem uma importância fundamental no funcionamento da economia brasileira e, principalmente, no cotidiano da população.

Graças ao trabalho dessas pessoas, muitos de nós pudemos respeitar as medidas de isolamento social e nos deslocar o mínimo possível, porque pudemos comprar produtos a poucos metros de nossas casas ou recebê-los em nossas portas. Nesse contexto, muitas entidades e empresas estão incentivando a campanha “Compre do Pequeno” para ajudar a manter esses pequenos negócios funcionando e garantir a todos os benefícios que essa ideia pode trazer para nossa sociedade.

E o Banco de Tecido nesta história?

O Banco de Tecido, é claro, apoia essa iniciativa porque entendemos que a importância do pequeno negócio não se vê só na pandemia: esse setor já representava 30% do PIB brasileiro antes do coronavírus e empregava mais da metade dos trabalhadores de carteira assinada do nosso país. É o famoso muitos menos fazem um gigantesco mais.

Certamente a contribuição dos pequenos produtores e comerciantes na nossa economia vai aumentar, o que nos dá uma motivação ampla e convincente para apoiar os negócios de nossos próprios bairros e regiões.

Comprar do pequeno também fortalece o desenvolvimento das próprias empresas. Vendendo mais ou prestando mais serviços, o pequeno negócio é levado a inovar para conseguir dar conta da demanda. Assim, contratará mais pessoas, investirá em mais tecnologia, expandirá a comunicação com o público… haverá ganho para o próprio empreendedor e para a comunidade.

Comprar do pequeno também favorece o meio ambiente:

Com o desenvolvimento do consumo local, as pessoas se deslocam menos de seus bairros e assim reduzem a emissão de carbono na atmosfera. Durante a pandemia, um exemplo muito particular nos mostrou na prática a importância do produtor e do comerciante locais: a confecção de máscaras.

Quando vimos que não haveria máscaras industrializadas em quantidade suficiente para todo mundo, o que aconteceu? Todas as pessoas com alguma habilidade de costura começaram a fazer suas próprias máscaras e depois a vender o excedente. Pequenas marcas de cortura e artesanato também.

Para nós do Banco de Tecido foi muito especial ver que, fazendo do jeito certo, uma sobra de tecido serve para salvar vidas! Portanto, sem o pequeno produtor e sem o pequeno comerciante nós não teríamos tido o principal instrumento de combate ao vírus.

Por isso, que tal dar uma olhada pelo seu bairro? Talvez o produto ou serviço de que você esteja precisando agora esteja a poucos metros de você.

Façaparte desse movimento e compre do pequeno!

Para saber mais:

Comprar do comerciante do seu bairro é um grande negócio para todos.

Pequenos negócios já representam 30% do Produto Interno Bruto do país.

O Impacto da pandemia de
corona vírus nos Pequenos
Negócios.

Ahhh, o pessoal da comunicação pediu pra eu não esquecer de avisar que, de agora em diante, vamos postar muita coisa legal por aqui. Notícias sobre a gente, claro. Mas principalmente, matérias sobre Arte Têxtil, Sustentabilidade, Moda Sustentável, Manualidades e muito mais.

Fica de Olho.

Mauricio Falagnea e Beatriz para o blog do Banco de Tecido.

se cuida | saia com responsabilidade | use máscara | ainda não acabou

Daniele Liu – dog.onthego

Gabriela Nunes
Santa Máscara de Pano
Moema Porro
coisas_da_moe

Tags
bancodetecido comerciolocal compredopequeno historia inicio isolamento loja virtual meioambiente pandemia sebrae tecidodereuso

pra receber notícias...

é só fazer seu cadastro. Vem!